Logon
Blog

Hemorroida: perca o medo e cuide-se

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​Quando as veias ao redor do ânus ou do canal anal se inflamam ou dilatam provocam as hemorroidas. A dilatação e retração das veias é normal durante o movimento intestinal mas, quando se faz muito esforço para evacuar, isso pode impedir o processo de drenagem do sangue facilitando a formação das hemorroidas.

Elas podem se formar de forma externa ou interna no organismo. As primeiras são visíveis e se parecem com varizes ou pelotas de sangue. As internas, que não se pode ver, são as que provocam os sintomas mais fortes. Entre eles estão coceira causada pelas veias inchadas e aumento da tensão sobre nervos e dor ou ardor durante e depois de evacuar. Em alguns casos as veias podem se romper provocando sangramentos.

É importante frisar, porém, que todo sangramento observado ao evacuar deve ser comunicado ao médico. Isso porque várias outras doenças podem provocar esse sintoma como câncer do reto, doença diverticular e infecções. Um mesmo paciente pode ter hemorroidas e outra doença simultaneamente. Por isso, além do gastroenterologista outro profissional que pode ser consultado nessas situações é o  proctologista.

As causas da formação de hemorroidas são diversas. Pessoas obesas são mais propensas a desenvolver o problema, pois o excesso de peso pressiona as veias abdominais. Ter uma vida sedentária e não praticar exercícios também é um fator de risco, pois reduz o estímulo para a digestão dos alimentos e irrigação de sangue no ânus. Há mulheres que podem desenvolver hemorroidas na gravidez, já que o peso provoca pressão sobre as veias do abdômen. Dieta pobre em fibras e predisposição genética também estão entre as causas.

Os tratamentos existentes variam de acordo com o estado de cada paciente. Alguns casos podem ser resolvidos com uso de pomadas ou supositórios. Outros podem necessitar de cirurgia chamada de hemorroidectomia e que implica na retirada das veias  comprometidas.

Para prevenir a formação de hemorroidas recomenda-se adotar hábitos saudáveis de vida, que incluem rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada, rica em alimentos com fibras e consumo de frutas frescas. É importante também beber bastante líquidos e evitar o excesso de bebidas alcoólicas. 


​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


​​ Agendamento​

Veja mais