Logon
Blog

Gota atinge mais homens adultos

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​É uma doença em que indivíduos que têm elevação da taxa de ácido úrico no sangue começam a desenvolver episódios de inflamação articular recorrentes.  O ácido úrico é uma substância que se forma no sangue quando o organismo processa uma proteína chamada purina, que tem origem no processo de degradação de células mortas e também presente em diversos alimentos. 

A alteração do ponto de solubilidade dos fluidos pode favorecer a formação de cristais de ácido úrico e a sua precipitação, em geral no espaço sinovial das articulações. Estes cristais são considerados como corpo estranho pelo organismo e ocorre uma reação inflamatória. "A gota é um distúrbio do metabolismo e o uso de algumas medicações (como diuréticos) e a presença de certas doenças pode exercer efeito desencadeante", afirma o reumatologista do Hospital 9 de Julho, Nilton Salles.  A maioria dos pacientes de gota é formada por homens adultos.

Entre os sintomas, os pacientes costumam relatar inchaço e dor no dedo grande do pé, além de em outras articulações. "O diagnóstico é feito por avaliação clínica e sua confirmação pode ser feita pela punção da articulação acometida com análise do líquido retirado em microscópio", explica o reumatologista do Hospital 9 de Julho, Nilton Salles.

Embora não exista cura definitiva para a gota, a doença precisa ser tratada. Os métodos podem incluir dieta  e medicamentos com o objetivo de diminuir as taxas de ácido úrico no sangue. "Durante as crises podem ser administrados remédios como analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides", diz Salles. 

​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​



​​ Agendamento​

Veja mais