Logon
Blog

Conheça as lesões musculares mais comuns na prática do futebol

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​Agendar Consulta​​

Você já ouviu falar em estiramento dos isquiotibias? Apesar do nome pouco familiar, essa é uma das lesões mais comuns que afetam jogadores profissionais de futebol. Trata-se do estiramento de um grupo de três músculos da parte de trás da coxa, que permitem dobrar o joelho e estender o quadril.

A principal causa desta lesão esportiva é a sobrecarga muscular em treinamentos, sequência muito grande de jogos e campeonatos e por traumatismo que pode acontecer quando o músculo é esticado além de sua capacidade.

Durante uma partida de futebol, o jogador percorre, em média, 12 km. Todo o esforço realizado pelo atleta de alto desempenho durante o jogo pode ocasionar diversas lesões. O aumento da velocidade na hora da corrida, a competição pela posse de bola, o choque com outro jogador deixam o corpo mais suscetível a sofrer lesões, tanto as de uso excessivo quanto as traumáticas.

São consideradas lesões de uso excessivo a tendinite do tendão de Aquiles, que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar; ​dores na canela por sobrecarga do osso da tíbia e fraturas por estresse. Já as lesões traumáticas são aquelas que ocorrem geralmente nas colisões de atletas, como rompimento de ligamentos e fraturas de ossos das coxas e pernas.

Cada tipo de lesão exige um cuidado diferente. O tratamento, portanto, depende da gravidade e da fase da contusão. As medidas podem incluir compressa de gelo, repouso, elevação do membro, exercícios de alongamento e fortalecimento, uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, visando restaurar a estabilidade dos movimentos, capacitar o atleta para o mesmo nível de atividade de antes e minimizar os riscos de novas lesões.​



Dr. Páblius Braga, médico do Esporte do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho

​​ Agendamento​

Veja mais