Logon
Blog

Conheça as doenças raras da medula

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​​​​​

Há várias doenças raras – muitas delas graves – que podem acometer a medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. Muitas vezes são de difícil diagnóstico e por isso o paciente deve procurar centros médicos especializados para o tratamento.

Uma delas é a Aplasia de Medula. A patologia pode ser congênita, ou seja, provocada por problemas genéticos e estar presente na vida do paciente desde o nascimento. Em outros casos é adquirida por meio de infecções – como a causada pelo parvovírus –, uso de alguns tipos de medicamentos ou exposição a elementos tóxicos como o benzeno. "É mais frequente entre pacientes adolescentes e jovens até os 30 anos e causa sintomas parecidos com os da Mielodisplasia, ou seja, cansaço, fadiga, anemia e manchas roxas pela pele", afirma a hematologista do Hospital 9 de Julho Fernanda de Oliveira Santos.

Também como na Mielodisplasia, o diagnóstico é feito por exames como o hemograma, mielograma (que avalia o funcionamento da medula óssea), cariótipo (para analisar a quantidade e estrutura dos cromossomos) e biópsia da medula óssea. O tratamento implica no uso de medicamentos e pode demandar transplante de medula óssea.​



​​ Agendamento​

Veja mais