Logon
Blog

Ir ao ginecologista sempre é a melhor medida para combater o câncer de endométrio

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​O câncer de endométrio, também conhecido como câncer do corpo do útero,  é um dos tumores ginecológicos mais frequentes e tem maior incidência em mulheres acima de 60 anos que já estão na menopausa. O diagnóstico pode ser feito no início com acompanhamento periódico ao ginecologista para identificar os eventuais sintomas precocemente. 

Fatores de risco

Menopausa tardia
Obesidade

Uso de reposição hormonal
Diabetes
Síndrome do ovário policístico
Nunca ter tido filhos

Sintomas
San​gramento anormal
Sangramento entre as menstruações
Secreção aquosa ou com sangue muito claro
Dor pélvica
Dor durante a relação sexual 

Diagnóstico e tratamento 
Quando o diagnóstico é precoce existe até 80% de chance de remissão, mas depende de cada caso. O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio da doença. A maioria das mulheres é diagnosticada nas fases iniciais e o tratamento geralmente é a retirada cirúrgica do útero, ovário e tubas. Outras opções são a radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

Atualmente, existem abordagens minimamente invasivas para tratar o câncer de endométrio. É o caso da robótica, que utiliza tecnologia como visualização do campo cirúrgico com alta resolução e em 3D. O resultado oncológico da técnica é o mesmo da cirurgia aberta e o pós-operatório tem menor risco de sangramentos e complicações, com a volta da paciente às atividades cotidianas bem mais rápida. 

​Essa é uma doença com boas chances de tratamento para a maioria das mulheres. Por isso, você mulher, assim que perceber um sangramento vaginal, procure o ginecologista.


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais