Logon
Blog

Cânceres femininos: saiba como se prevenir

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Apesar de ser o mais comum, o câncer de mama não é o único que pode atingir as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostra que o câncer de colo de útero, por exemplo, é o segundo mais incidente, com aproximadamente 500 mil novos casos por ano no mundo.

Como informação é fundamental, o texto de hoje traz os principais cânceres de baixo ventre. Entre eles estão os de ovário, de endométrio, de vagina e vulva. No caso do câncer de colo de útero, a causa mais frequente é a infecção pelo vírus HPV. Os riscos de exposição ao vírus são maiores em mulheres que iniciam a vida sexual mais cedo e que praticam sexo com múltiplos parceiros, sem proteção.

A vacina contra HPV, que protege contra os principais subtipos do vírus que causam o câncer de colo de útero, é uma ferramenta importante. Outra arma é o papanicolaou, exame indolor que, se feito frequentemente, detecta a doença precocemente.

O câncer de endométrio é mais comum entre mulheres de 50 a 60 anos, na pós-menopausa, diabéticas e hipertensas. Os indícios podem aparecer nos exames de rotina, como ultrassonografia, que podem revelar a presença de pólipos na cavidade do útero ou espessamento do endométrio.

Nestes casos, é preciso continuar a investigação. Os tumores de vagina e vulva são menos frequentes, afetando principalmente mulheres a partir dos 50 anos. Portadoras de HPV também possuem risco aumentado.

Mais raro, o câncer de ovário tem diagnóstico difícil e, muitas vezes, pode ser descoberto quando a doença já está em estágio avançado. Não há exame específico para detectá-lo. Para o diagnóstico correto é necessária a videolaparoscopia. Os sintomas podem ser vagos, como dores abdominais. Possuem risco aumentado mulheres acima dos 50 anos, que nunca usaram anticoncepcionais e as que possuem histórico familiar.

Os tratamentos dependem do tipo de câncer e do estágio em que se encontra, variando entre quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Consulte seu médico periodicamente. A sua saúde agradece.



​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​​

​​ Agendamento​

Veja mais