Logon
Blog

90% dos casos de trombose ocorrem nas pernas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​​​​O organismo humano possui um mecanismo para proteção em caso de sangramentos: é o sistema de coagulação, que forma um trombo, ou seja, uma espécie de bloqueio que se desfaz após a recuperação do local atingido e permite que a circulação sanguínea volte ao normal. Porém, algumas pessoas possuem d​istúrbios que lev​am à formação desses trombos mesmo sem ter ocorrido sangramentos. É assim que se caracteriza a trombose. 

Um das variações da doença é a Trombose Venosa Profunda (TVP), também chamada de flebite ou tromboflebite profunda. Ela se manifesta pela coagulação do sangue no interior das veias e em 90% dos casos ocorre nas pernas.

Um dos riscos dessa doença é que um fragmento do coágulo se desprenda e entre na circulação venosa direcionada aos pulmões, podendo provocar um entupimento a que se dá o nome de Embolia Pulmonar. Essa complicação tem caráter grave e pode levar à morte. 

Muitas vezes os pacientes com trombose não apresentam sintomas, mas em alguns casos podem relatar dores, inchaço, elevação da temperatura nos membros afetados e mudança de coloração da pele. Há fatores que predispõem os indivíduos a essa patologia, como obesidade, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo​ e consumo excessivo de álcool. Uso de anticoncepcionais, predisposição genética, idade mais avançada e períodos prolongados de hospitalização também estão entre as causas e viagens longas (síndrome da classe econômica).

O exame mais utilizado para o diagnóstico é o Eco Color Doppler e o tratamento é feito por meio de medicações à base de substâncias anticoagulantes (que visam impedir a formação do trombo) ou fibrinolíticas (aquelas que destroem o trombo), que são realizadas por cirurgia endovascular.
Pode acontecer também em artérias quando a pessoa tem obstruções crônicas por estreitamento (estenose) arterial que são as doenças obstrutivas crônicas, também feito diagnóstico com Eco Color Doppler, sendo indicado consultas com vasculares pelo menos 3 vezes ao ano, principalmente diabéticos.

​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​


​​ Agendamento​

Veja mais