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9 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Em algum momento da sua vida, você com certeza já ouviu alguém dizendo que o brasileiro é tranquilo. Apesar de ser um aspecto muito elogiado, estamos, na verdade, bem longe de ser uma nação realmente calma. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo! A pesquisa mostra que, em 2015, mais de 18 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença, e que 11 milhões apresentavam quadro de depressão.

Diante desse cenário surpreendente, é natural que nos façamos uma pergunta: como não entrar para essa terrível estatística? A resposta envolve diversos fatores e, dentre eles, está a alimentação. Pensando nisso, listamos abaixo, nove alimentos que podem ser poderosas armas contra a ansiedade. Eles atuam no organismo basicamente da mesma maneira: estimulando a produção de serotonina, mas cada um com sua particularidade. Confira!

​​Frutas cítricas

Alguns estudos mostram que a ingestão de vitamina C, abundante em frutas cítricas, ajuda a controlar a ansiedade e a insônia, além de atuar na redução dos níveis de cortisol, causador do estresse.

Pessoas que sofrem de ansiedade perdem vitaminas e minerais com facilidade, por isso, existe a necessidade constante de repor esses nutrientes. O consumo regular de frutas cítricas também promove o bom funcionamento do sistema nervoso, já que a vitamina C auxilia na produção de serotonina, aumentando, assim, a sensação de bem-estar e evitando a fadiga.

Alguns exemplos de frutas cítricas são: laranja, limão, caju, morango, tangerina, etc.

Ovo

O ovo é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido poderoso no combate à ansiedade, ao estresse e à depressão.

O triptofano age no cérebro, aumentando a produção de serotonina. Para que possamos manter níveis adequados de vitaminas no organismo, é recomendado o consumo de, pelo menos, dois ovos por semana.

​​Banana

A banana, além de ajudar na depressão, é forte aliada no combate à ansiedade. Muito rica em triptofano, a fruta mais popular do Brasil estimula a produção de serotonina.

​Sementes oleaginosas

Castanha de caju, amêndoas e chia são ricas em magnésio, que possui ação antidepressiva. Esses alimentos, além de serem deliciosos e de fácil consumo, contêm nutrientes que trabalham no combate à ansiedade.

​​Espinafre

O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva. Um estudo da Universidade da Califórnia relatou que o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É nesse momento que alimentos como o espinafre trabalham: eliminando as substâncias em excesso, "desenferrujando" a massa encefálica e aliviando a pressão causada pelo estresse e pela ansiedade.

​​Mel

O mel não é só uma ótima alternativa para adoçar bebidas e alimentos sem utilizar açúcar refinado. Ele também auxilia no controle da ansiedade ao ajudar o organismo a produzir serotonina, regulando as mudanças de humor provocadas pelo transtorno.

​​Uva

A uva é considerada uma fruta energética e ótima fonte de vitaminas do complexo B. Esses nutrientes promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central e, por isso, ela é considerada mais uma aliada na luta contra a ansiedade.

​​Aveia

Além de ser rica em vitaminas, magnésio e fibras, a aveia é recomendada para a redução da ansiedade pois estimula a produção de hormônios que trabalham como antidepressivos naturais.

​​Alface

​O alface é uma verdura muito leve, rica em lactucina e ácido fólico. Esses nutrientes agem no organismo como calmantes, previnem a depressão, controlam a ansiedade e reduzem confusões mentais.

Se você está preocupado com seus níveis de estresse e ansiedade, não deixe de incluir esses alimentos no cardápio. Mas lembre-se de que a nutrição é um tratamento auxiliar e preventivo, que não substitui a orientação de um profissional. Procure ajuda!

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