Logon
Blog

Obesidade e doença renal: como evitar essa combinação

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​Hoje comemoramos o Dia Mundial do Rim e não poderíamos deixar de falar sobre um dos problemas mais comuns neste órgão tão importante, a Doença Renal Crônica (DRC).

Silenciosa como um piscar de olhos, sua progressão não é tão rápida como este movimento, mas, quando a doença é diagnosticada, pode estar numa fase avançada e irreversível.

Diversos fatores podem causar a DRC, mas a obesidade, sem dúvida, é um dos mais importantes. A International Federation of Kidney Foundations considera que pessoas obesas têm 83% mais risco da doença, número bastante significativo.

Pessoas obesas têm 83% mais risco de desenvolver a doença renal crônica.

Daí que o Hospital 9 de Julho participa da campanha mundial de conscientização sobre essa dupla nada amistosa. O tema deste ano é "Doença Renal e Obesidade – Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”.

Veja algumas dicas para deixar a obesidade e a traiçoeira Doença Renal Crônica longe da sua vida:

Sa​l: evite usar aquele sachê de sal oferecido nos restaurantes. Normalmente, a refeição já está salgada na medida certa. Uma boa alternativa para as saladas é temperá-las com azeite e ervas;

Hidratação: água é importante para que os rins operem mais equilibrado;

Colesterol: níveis normais de colesterol evitam problemas como hipertensão;

Atividades físicas e alimentação saudável: esses dois pontos devem caminhar juntos para que obesos deixem o sedentarismo emagrecendo com saúde.

Ter um peso próximo do ideal para o seu corpo, fazer uma boa nutrição e manter atividades físicas ajudam não apenas com as doenças temas do nosso texto, mas para que você tenha uma vida mais equilibrada.

Reflita sobre isso e mude seus hábitos. Sempre é possível recomeçar!


​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​




Veja mais