Logon
Blog

Micose de unhas é provocado por fungos

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​A micose das unhas é uma patologia causada pela infecção por fungos. "Há vários fatores que podem propiciar a micose das unhas, entre elas aumento da umidade e calor no local, diminuição da imunidade do paciente, falta de higiene, entre outras", afirma a dermatologista do Hospital 9 de Julho Caroline Semerdjian Cividanes.

Embora seja mais comum nas unhas dos pés, também pode acometer as das mãos. "Para prevenir o problema o ideal é adotar hábitos como o corte e a higiene correta das unhas. Secar bem os pés após tomar banho também é importante. Os calçados também devem ser limpos e mantidos em locais secos", explica a dermatologista. Já para evitar a micose nas unhas das mãos ela recomenda utilizar luvas pra fazer os trabalhos domésticos, evitando assim a umidade no local.

Segundo ela, na maioria das vezes o tratamento é demorado porque o metabolismo do fungo é lento. "Em geral consegue-se tratar de maneira mais rápida por meio da utilização de medicamentos por via oral", diz Caroline. 

Ela ressalta a importância de procurar um dermatologista sempre que a unha se mostrar com aspecto diferente do normal e de não se automedicar. "A automedicação e o uso de fórmulas prontas não é indicado, pois além dos tratamentos tópicos funcionarem pouco no caso das micoses de unha, o uso de medicamentos inadequados facilita o aparecimento dos efeitos colaterais quando se inicia a medicação via oral.

Ela acrescenta que muitas vezes os pacientes passam por inúmeros tratamentos e não melhoram. "Isso geralmente acontece quando uma doença da unha é tratada como micose sem de fato ser. Por este motivo deve-se sempre consultar um dermatologista para ter diagnóstico adequado", afirma ela.


​​​Agendamento​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​



Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .