Logon
Pacientes e Visitantes

Plasma de Argônio

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​​O que é?
É um procedimento endoscópico usado para sangramentos, cauterização de lesões e tumores. Também é aplicado para estreitar a emenda entre o estômago e o intestino (anastomose) realizada na cirurgia bariátrica, para evitar o reganho de peso que pode ocorrer após alguns anos do procedimento devido ao alargamento da anastomose.

Vantagens
É considerado um procedimento seguro, rápido, com baixo índice de complicações e eficaz na maioria das vezes quando o objetivo é estreitar a anastomose.

Como é feito o procedimento?
Por endoscopia, sem anestesia geral, no qual o endoscopista passa um cateter por dentro do endoscópico, indo até a região a ser aplicada. É disparada uma corrente elétrica simultânea ao gás argônio. Quando ambos se encontram na ponta do cateter, próximo à mucosa, formam um plasma de coagulação que cauteriza o tecido aplicado.

Tratamento da obesidade
No tratamento da obesidade, está indicado para pacientes que realizaram a cirurgia de Bypass e que após 2 anos ou mais de cirurgia, tenham reganho de peso.

Antes do plasma de argônio
Normalmente o médico solicita uma endoscopia para avaliar se o paciente é candidato ao procedimento dependendo do diâmetro da anastomose. 

O que o paciente precisa fazer após o procedimento?
É necessário seguir uma dieta de pelo menos 20 dias, muito parecida com a dieta da bariátrica. É necessário tomar medicamentos para proteção do estômago e que ajudem na cicatrização do local que foi aplicado o argônio.

É feito em apenas um procedimento?
Não. Normalmente o tratamento leva de duas a três sessões para se alcançar o objetivo. Após o tratamento completo é sempre necessário associar os tratamentos multidisciplinares com nutricionista e psicólogo para o acompanhamento do paciente no sentido de promover a perda de peso e corrigir os distúrbios alimentares.

​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​


Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .