Logon
Pacientes e Visitantes

PET-CT

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​​​​​​O q​​​​ue é?

O PET Scan (ou PET/CT) é a sigla para Positron Emission Tomography ou, em português, Tomografia por Emissão de Positrons, é uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio e o metabolismo do açúcar (glicose), com o intuito de auxiliar os médicos a avaliarem como os órgãos e os tecidos estão funcionando.

Pa​ra que serve?

A detecção de anormalidades metabólicas através da tomografia por emissão de pósitrons (PET Scan) tem sido aplicada nas áreas de oncologia, neurologia e cardiologia.Os avanços na área de diagnósticos por imagem utilizando o PET Scan têm permitido diagnósticos mais precisos de diferentes doenças, possibilitando um planejamento terapêutico mais adequado ao paciente e controle evolutivo da doença.

​Vanta​​gens

Detectar tumores
Determinar se o câncer se espalhou pelo corpo e quanto (metástases)
Avaliar a efic​ácia de um determinado tratamento, por exemplo, a terapia contra câncer que um paciente recebe
Determinar se o câncer retorna após o tratamento
Determinar o fluxo do sangue que chega ao músculo cardíaco
Determinar a lesão no coração que provocou um infarto cardíaco
Identificar áreas do músculo cardíaco que se potencialmente podem se beneficiar de um procedimento invasivo, por exemplo, angioplastia
Avaliar anormalidades no cérebro, tais como tumores e alterações da memória
Estudar o funcionamento normal do cérebro e coração humanos

​Indicaç​​ões

Oncologia
Serve para a detecção e o estadiamento de diversos tipos de neoplasia, assim como para o controle pós-tratamento, para a investigação de recidi​va e para a avaliação prognóstica da doença. Como permite estadiar muitos tumores de forma mais acurada, pode modificar a conduta clínica em até metade dos casos, dependendo do tipo de câncer. Tem ainda papel essencial no seguimento clínico, pois possibilita avaliar a resposta ao tratamento e contribui para estabelecer o prognóstico.

Ca​rdiologia
Utilizado na avaliação simultânea da perfusão miocárdica e da anatomia coronariana, assim como para o diagnóstico diferencial de dor torá​cica até 24 horas após o episódio, pelo mecanismo de memória isquêmica.

Neurologia​​

Está indica​​do no estudo de síndromes demenciais e na investigação de epilepsia.

Serviço ambulatorial

Segunda à Sexta-feira, das 7 às 17h



Para esse exame não realizamos agendamento online


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​



Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .