Logon
Pacientes e Visitantes

Enteroscopia

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​O que é?
É um exame que permite avaliar o intestino delgado. Além do diagnóstico de doenças, permite realizar biópsias e intervenções terapêuticas quando indicadas.  

O que é Enteroscopia com balão?
É um procedimento realizado com um equipamento chamado estereoscópio e consiste na introdução de um tubo flexível (pela boca ou ânus) que permite a visualização do intestino delgado, vias anterógrada ou retrógrada. Ele é realizado sob sedação ou anestesia geral e pode durar de 45 minutos a 2 horas.

Para que serve?
O exame permite biópsias, entre outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

O paciente sente alguma dor?
Após o exame, o paciente pode apresentar cólicas ou sensação de pressão intestinal.

O que é a cápsula endoscópica?
Trata-se também de um exame simples, que permite a avaliação do intestino delgado sem sedação ou exposição à radiação, oferecendo imagens de ótima qualidade. O preparo é realizado na véspera do exame e consiste em uma dieta especial, sem resíduos e no uso de laxantes. O paciente ingere a cápsula endoscópica, como um comprimido, enquanto alguns eletrodos são conectados ao seu corpo. O paciente volta para casa e para suas atividades habituais e retorna ao hospital de 6 a 8 horas após a ingestão da cápsula, para retirada do equipamento. A cápsula é eliminada nas fezes. Nas duas primeiras horas após a ingestão da cápsula é indicado ao paciente beber líquidos claros, como água de coco e sucos claros. Após quatro horas o paciente já pode se alimentar. A diferença entre a cápsula e a enteroscopia é que a cápsula permite avaliação de todo o intestino delgado no mesmo exame, porém não é possível serem feitas biópsias ou procedimentos terapêuticos.

​Para este exame não realizamos agendamento online.

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .