Logon
Pacientes e Visitantes

Colangeopancreatografia Retrógrada Endoscópica

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​O que é?
É um exame que combina simultaneamente a endoscopia digestiva, procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores e a imagem fluoroscópica (raio X).

Para que serve?
Normalmente utilizada para o diagnóstico de doenças que atingem o fígado, vesícula biliar, ducto biliar, papila duodenal e pâncreas.

Como é feito?
O procedimento é realizado com o auxílio de um vídeoendoscópio chamado duodenoscópio de visão lateral. Através da papila duodenal (segunda porção do duodeno), se introduz um cateter com contraste e com o equipamento de raio-X, o médico consegue visualizar os dutos biliares e/ou pancreáticos.

Dependendo do diagnóstico podem ser realizados procedimentos para tratamento, como a papilotomia (secção longitudinal da papila e seus pequenos músculos, visando ampliar o orifício de drenagem), retirada de cálculos, dilatação de estreitamentos (estenoses) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses. O exame é realizado com anestesia geral e, em alguns casos, o paciente pode precisar ficar internado por uma noite.

Para este exame não realizamos agendamento online ligue​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​


Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .