Logon
Pacientes e Visitantes

Cirurgia Bariátrica

Conjunto de técnicas cirúrgicas e endoscópicas utilizadas para o tratamento da obesidade grave

​​​

A Cirurgia Bariátrica reúne um conjunto de técnicas cirúrgicas e endoscópicas utilizadas para o tratamento da obesidade grave. A obesidade é uma doença crônica causada por múltiplos fatores. O seu tratamento, de acordo com o Dr. Denis Pajeck​​, cirurgião especializado em cirurgia bariátrica do Hospital Nove de Julho, depende, além de intervenções cirúrgicas, quando indicadas, do acompanhamento em longo prazo por uma equipe multiprofissional. 

Indicação para cirúrgia bariátrica

A indicação da cirurgia bariátrica é feita quando há ineficiência dos outros tratamentos e dificuldade de controle efetivo da perda de peso, nas formas mais graves. O Índice de Massa Corpórea (IMC) é um marcador que nos orienta na graduação da obesidade. O IMC, é  calculado por uma regra simples em que temos o peso dividido pela altura duas vezes, ou seja, altura² e esse número nos permite classificar a obesidade.

A indicação cirúrgica está muito bem definida nas situações em que o IMC está acima de 35, quando associado a algumas doenças (chamadas comorbidades), especialmente diabetes, pressão alta, colesterol, problema ligados a respiração (Ex:apneia do sono), problemas ortopédicos e inúmeras outras, cujo controle pode ser obtido por meio do tratamento cirúrgico.

Tipos de cirurgia

De modo geral, as técnicas de cirurgia bariátrica envolvem a redução do estomago, e pode ser dividida em dois tipos: uma que mexemos só no estomago e outra que mexemos no estomago e se associa um desvio no intestino.

  • Gastrectomia Vertical ou Sleeve: essa cirurgia é feita apenas no estomago. Nela é retirado um grande volume da câmera gástrica, mais de 80%. O estomago fica como um tubo, como se fosse uma manga de camisa.

  • By-pass Gástrico: nessa cirurgia também é reduzido o volume da câmera gástrica e associa-se o desvio do intestino. Nessa cirurgia o alimento entra na câmera gástrica, e vai direto para o intestino.

A cirurgia bariátrica é feita por videolaparoscopia, o que favorece resultados mais favoráveis. Por exemplo: menor tempo operatório, diminuindo risco cirúrgico e diminuindo a fase de recuperação pós-operatória. Mais recentemente, a incorporação da robótica, em especial nas situações de mais dificuldade, como a super obesidade ou cirurgias revisionais, agregou ainda mais segurança ao processo. Ambas foram grandes conquistas para cirurgia bariátrica levando a melhores resultados e melhor recuperação pós-operatória.

O pós-operatório

O aspecto do cuidado pós-operatório diz muito a respeito do que é a obesidade:  uma doença crônica, que necessita de segmento e controle pós-operatório constante. A cirurgia bariátrica é uma ferramenta muito potente, mas tem que vir associada estilo de vida. Entre elas, mudanças nos hábitos alimentares, prática regular de atividade física e também  o cuidado com aspectos psicológicos que norteiam a relação do indivíduo com a alimentação. Essas mudanças incorporadas ao pós-operatório trazem um resultado mais efetivo e duradouro.

O sucesso começa na entrevista ou avaliação inicial do paciente. É preciso que a pessoa cumpra os pré-requisitos, mas também queira realmente se libertar de hábitos que contribuem com o círculo vicioso da obesidade.

Dúvidas frequentes da cirurgia bariátrica


Como é feito o pré-operatório? 

O pré-operatório​ se caracteriza, principalmente, pelo acompanhamento e avaliação multiprofissional do paciente;

Quais são as alterações na dieta? 

A dieta pré-cirurgica deve ser baseada em uma alimentação saudável e balanceada, com acompanhamento de um profissional da Nutrição. Nos dias que antecedem a cirurgia é recomendada uma  dieta de baixa caloria;

Quando o paciente receberá alta? 

A cirurgia tem duração de 1 a 2 horas, e em seguida o paciente é encaminhado para o quarto, podendo ficar no hospital em observação de 1 à 2 dias.

Quais são os cuidados pós-cirúrgicos? 

Os cuidados envolvem uma dieta especial, prescrita e orientada pela nutricionista, a realização de pequenas caminhadas e exercícios respiratórios, orientados por fisioterapeuta, bem como o uso de medicações para o controle de dor, proteção do estômago e prevenção de trombose.

Qual será a dieta pós-cirurgica? 

Após a cirurgia, a dieta passa por adaptações recomendadas pela equipe médica responsável, indo de liquida à leve.

Como será a perda de peso? 

Com 30 dias pós cirurgia, o paciente começa a perceber o resultado, pois estará, em média, 10% mais magroApós 3 meses a perda pode atingir 20% do peso, após 6 meses 30% e após 1 ano 40%. Entretanto, variações dessas médias podem ocorrer, dependendo de características individuais de cada paciente e tipo de cirurgia realizada.

Como é o acompanhamento multiprofissional? 

Além da dieta recomendada e atividade física, no pós-operatório é​ fundamental o acompanhamento de uma equipe multiprofissional formada por nutricionista, psicóloga e psiquiatra, além do endocrinologista.

Atividade física pós cirurgia

Após 30 dias, recomenda-se iniciar atividade aeróbica acima da zona de conforto. Após 2 meses, devem ser acrescentados exercícios de musculação. ​


​​Agendamento O​nline​

​​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​