Logon
Blog

Obesidade pode levar a doenças nos rins

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​A obesida​de pode levar diretamente a doenças dos rins​ ou contribuir para que haja uma progressão das doenças renais crônicas já existentes, levando a pioras ou aceleração da doença.

No Brasil, estima-se que 50% da população adulta tem algum grau de excesso de peso e 18 milhões são obesos. Considera-se uma pessoa obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) está acima de 30. Para calcular o IMC é necessário dividir o peso do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

Segundo o Dr. Bruno Halpern, endocrinologista e coordenador do Centro do Controle do Peso do Hospital 9 de Julho, o tratamento para a obesidade é muito mais complexo do que se imagina e depende de diversos fatores, como o grau de obesidade, as doenças associadas, os hábitos de vida e os fatores que levaram a esse excesso de peso (muitas vezes com componente genético).

"O tratamento da obesidade não é simples. Demanda acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar e muito empenho por parte do paciente", afirma o Dr. Halpern.

Todo indivíduo com sobrepeso ou obeso deve ter sua função renal avaliada anualmente e ser avaliado por um médico, pois segundo o Dr. Bruno a obesidade também altera os níveis de normalidade. Um dos exames mais comuns é a creatinina.  ​

Hábitos saudáveis

O Dr. Bruno recomenda alguns hábitos que podem ajudar no controle do peso:

  • Diminuir o co​nsumo de bebidas calóricas (refrigerantes normais, sucos concentrados, bebidas adoçadas com açúcar, álcool);

  • Fazer ao menos 60 minutos de atividade física 3 vezes por semana. Mas se não faz nenhuma atividade, um pouco é melhor do que nada;

  • Evitar ficar sentado por mais de 2 horas seguidas e diminuir hábitos como TV, videogame, etc;

  • Restringir o consumo de frituras, açúcares e alimentos processados;

  • Dormir bem. Quem dorme mal tem mais propensão de ​engordar ao longo da vida.

  • Incluir na alimentação frutas, legumes, verduras e carnes magras. Mas para emagrecer bem, é necessário um período de restrição calórica contínua, de preferência com a ajuda de profissionais.


​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


Leia Mais:

​Tipos de Doenças Renais
Pedra Nos Rins ​​



​​ Agendamento​

Veja mais