Logon
Blog

Endometriose é doença da mulher moderna

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença ​do endométrio (nome que se dá ao tecido que reveste internamente o útero) fora da cavidade uterina. "É conhecida como a doença da mulher  moderna que cada vez mais protela a maternidade e fica por mais tempo exposta ao estrogênio, o hormônio que estimula a atividade do tecido endometrial", explica a ginecologista Dra. Isabela Barboza, do grupo endometriose e robótica​ do Hospital 9 de Julho​.


Quando o tecido do endométrio sai da cavidade uterina, pode se instalar nos ovários, no peritôneo (membrana que reveste os orgãos), nos ligamentos uterinos, no intestino ou na bexiga. "A endometriose costuma provocar sintomas como fortes dores, especialmente no período menstrual. Podem ser tão fortes que por vezes se tornam incapacitantes, impedindo a mulher de realizar suas atividades diárias", afirma Isabela. Nos quadros mais graves, quando o tecido do endométrio atinge o intestino ou a bexiga, a paciente pode também ter dor ao urinar e evacuar, além de apresentar fezes com sangue.


A endometriose pode ainda causar infertilidade, tanto pelo processo inflamatório intra-abdominal, como por lesões em tubas uterinas e ovários. Por isso a importância de realizar o diagnóstico precoce e de procurar o médico assim que surgirem os primeiros sintomas de cólicas menstruais, cólicas na maioria das vezes fazem parte do processo de menstruação, mas podem ser o único sintoma da endometriose e devem ser investigadas.  Quanto antes a doença for diagnosticada e tratada, menor a chance de progressão das lesões.


O tratamento deve ser individualizado e é decidido de acordo com o grau de doe​nça, podendo envolver o uso de medicamentos ou cirurgia. Quando a opção é por medicamentos, eles são geralmente a base de hormônios e antiinflamatórios, que objetivam controlar a dor e evitar a progressão das lesões​.  


Já a cirurgia​ é indicada quando a dor persiste mesmo com medicação ou quando a doença está em estágio mais avançado. "As técnicas cirúrgicas disponíveis são cirurgias abertas, laparoscópicas e robótica. A técnica mais moderna é a cirurgia robótica  que proporciona menos dor pós-operatória e alta hospitalar mais rápida", explica Isabela.

​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.



​​ Agendamento​

Veja mais