Logon

Notícias

Endometriose é doença da mulher moderna

12/03/2018
​​​Cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, as mulheres têm adiado a gravidez para depois dos 35 anos, o que as expõem a um maior número de menstruações durante a vida. Diante desse quadro, há um aumento de casos de endometriose. A Endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do endométrio (tecido que reveste o útero) fora da cavidade uterina. A doença pode ocorrer em vários locais na cavidade pélvica e fora dela como:

  • Ovários
  • Peritônio (tecido que recobre os órgãos);
  • Intestino;
  • Ligamentos localizados atrás do útero (útero-sacros);
  • Região atrás do colo uterino (retrocervical).
Há casos raros de Endometriose nos pulmões, mas estes ocorrem em uma parcela muito pequena da população feminina
Segundo a Dra. Bárbara Murayama,  ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher,   a endometriose  está ligada à prolongada exposição ao estrogênio (hormônio feminino quando não acontece a gestação).
"Mas ainda não há uma causa totalmente estabelecida. A teoria mais aceita para doença é a menstruação retrógrada, que ocorre quando a mulher menstrua e partes do endométrio (tecido que reveste o útero) se soltam e são eliminados pela vagina. Uma parte desse sangue retornaria através das tubas, chegando aos ovários e outros órgãos da pelve como intestino, ligamentos, bexiga etc.", afirma a médica. 

Outras teorias envolvem fatores imunológicos e também genéticos. Em todo período menstrual este tecido fora do útero reage se inflamando, podendo inclusive sangrar, por isso é que durante o período menstrual que a mulher tem mais sintomas relacionadas à dor. 



​​

Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect