Logon

Notícias

É possível prevenir o câncer?

02/04/2018
Certamente a cura do câncer será uma das notícias mais lidas no mundo, quando isso acontecer, claro. Até lá, seguiremos tentando desviar dele ao longo da vida.

RenatoSantos_oncologista.jpg"Para isso, porém, não adianta seguir uma rotina descuidada. Como veremos, um bom acompanhamento médico e a escolha por hábitos saudáveis podem evitar o aparecimento de alguns tipos de câncer", afirma o Dr. Renato Santos, oncologista do Hospital 9 de Julho.




Classificamos a prevenção como primária e secundária.

  • Primária: quando você sabe que teve histórico familiar e procura um médico para definir quais ações tem que ter ao longo da vida para evitar que a doença se manifeste. Em alguns casos, avalia-se a necessidade de intervenções, como a retirada de uma pinta suspeita ou mamas em casos como o da atriz Angelina Jolie.
  • Secundária: quando o câncer é diagnosticado precocemente, algo mais comum em pessoas que também fazem acompanhamento médico periódico.
"Os casos com maior benefício da prevenção são os cânceres do colo uterino, mamapele e intestino. Isso porque quando é feito o diagnóstico, a intervenção terapêutica muda a história natural da doença, ou seja, há uma maior chance de cura".


diagnóstico precoce favorece a boa evolução para a maioria dos cânceres.

De acordo com o Dr. Santos, os médicos falam ainda de um outro tipo de prevenção: a terciária, em que são evitadas as sequelas naturais do tratamento do câncer, quando já instalado, como inchaço e doenças de pele, ou restrição de movimentos.

Na dúvida, mas, principalmente, se tiver casos de câncer na família, o ideal é procurar um especialista para saber se é preciso fazer acompanhamento e mudar algumas atitudes de vida. O onco check-up se baseia na idade, sexo, antecedentes pessoais e familiares e, certamente, salva vidas.





Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect