Logon

Notícias

Dr. Leonardo Giacomini é um dos autores de artigo científico publicado na Neurosurgical Focus

01/04/2020

O neurocirurgião do Hospital 9 de Julho, Dr. Leonardo Giacomini, é o autor principal de um estudo publicado na revista científica Neurosurgical Focus, edição de abril de 2020, intitulado "Temporal lobe structural evaluation after transsylvian selective amygdalohippocampectomy", na tradução do inglês "Avaliação estrutural do lobo temporal após amigdalohipoccampectomia transsilviana seletiva".

O objetivo do estudo foi avaliar os achados tardios de imagens pós-operatórias no lobo temporal do ponto de vista estrutural, em abordagens cirúrgicas seletivas para o tratamento da epilepsia do lobo temporal mesial (na sigla em inglês MTLE), que é o tipo mais comum de epilepsia focal que acomete adolescentes e adultos.

O grupo cirúrgico foi comparado a um grupo controle (ou seja, adultos com MTLE refratário com indicação para tratamento cirúrgico da epilepsia, mas que não foram submetidos ao procedimento cirúrgico).

A conclusão foi que as técnicas de amigdalohipoccampectomia seletiva parecem não preservar totalmente o tronco temporal, nem poupar o neocórtex do pólo temporal. Dessa forma, evidenciou-se que o neocórtex temporal sofre dano estrutural e dano potencialmente funcional nessas abordagens cirúrgicas.

O Dr. Alexandre Todeschini, neurocirurgião do Hospital 9 de Julho, também participou com um dos autores do estudo.

Para ler o estudo na íntegra, clique aqui:




Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect