Logon

Notícias

Dia Nacional do Combate ao Fumo: É possível parar

25/08/2017

​​​​​​​O cigarro mata. Disso ninguém tem dúvidas. Mas parar de fumar é algo muito difícil, mas com ajuda de especialistas e orientação médica é possível. Medidas de prevenção, orientação dos jovens surtem resultados, principalmente para quem desconhece o maleficio que o vício do tabagismo causa à saúde.   

Uma das medidas já adotada em alguns países e estuda pelo governo brasileiro é aumentar o preço, pois se o cigarro fosse 50% mais caro nos próximos 10 anos seria possível evitar 130 mil mortes, 500 mil infartos, 100 mil Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e 65 mil casos de câncer. Foi o que revelou o estudo "Tabagismo no Brasil: Morte, Doença e Política de Preços e Esforços", desenvolvido, com base em dados de 2015, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, sendo responsável por cerca de 16% de todas as mortes provocadas por doenças crônicas não transmissíveis. O custo aos lares e aos governos passa de US$ 1,4 trilhão em despesas com saúde e com a perda de produtividade.parardefumar.jpg

Riscos do cigarro

O pulmão é o órgão mais afetado com o aparecimento de enfisema e bronquite crônica, e o risco de câncer é 20 vezes maior.

Há aumento do risco de infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e arteriais periféricos, impotência sexual, úlcera gástrica, Mal de Alzheimer e osteoporose.

Benefícios para quem deixa de fumar

• Pressão arterial e batimentos cardíacos caem logo após a cessação

• O risco de doenças coronarianas cai pela metade após um ano

• Risco de úlcera gástrica é reduzido minutos após a cessação

• Risco dos cânceres de bexiga e de cabeça e pescoço caem pela metade, alguns anos após a cessação

• Após 10 anos o risco de câncer de pulmão reduz 50%

• Após 15 anos o risco de AVC volta ao nível do não fumante

• A mortalidade por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) diminui a partir da interrupção

Veja as vantagens de parar de fumar

​​grafico.jpg

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect