Logon
Blog

9 medidas para cuidar bem do coração

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​

​​​​​​​Muito se fala que, para manter o coração saudável, é preciso alimentação saudável, exercícios físicos regulares e evitar o estresse do dia a dia. Mas a correria, muitas vezes, nos impede de dar a devida atenção à nossa saúde. Por isso, o Hospital 9 de Julho preparou junto com a Dra. Cláudia Bernoche, cardiologista, 9 medidas que podem ajudar a manter o coração em dia.

coração saudável.jpg

​​De que forma a pessoa pode se exercitar para que, efetivamente, isso surta efeito no coração? 

A realização de atividades físicas regulares é fundamental para o controle de doenças como hipertensão arterial, diabetes e prevenir fatores de risco como colesterol (dislipidemia), sobrepeso e obesidade. Recomendamos ao menos caminhadas diárias, lembrando que  o ideal é se exercitar todos os  dias. Se não puder caminhar todos os dias, cinco é melhor que três e três é melhor que nenhum. Atitudes simples podem ser adicionadas ao estilo de vida, como usar aquela esteira que está de lado, pedalar e dançar com os amigos de forma segura e frequentar academias.

​​​Como cuidar do sono para não ter doenças cardiovasculares?

A finalidade do sono é oferecer recuperação ao corpo. E o coração precisa descansar também. Ideal é ter um sono contínuo de 6 a 8 horas de duração. Assim tanto  a qualidade quanto o tempo são importantes. Costumamos dormir tarde, ainda sob efeito do estresse do cotidiano e das preocupações. A distância até o trabalho, o trânsito nas grandes cidades fazem com que limitemos o tempo do sono. Há também aqueles que não conseguem dormir sem estímulo medicamentoso, alterando a qualidade do sono.

Uma das principais causas do sono ruim é a apneia do sono, pausa respiratória   provocada por  fatores como sobrepeso, queda da língua e outros, prejudicando o sono contínuo. Este tipo de estresse noturno pode levar à ocorrência de hipertensão, aterosclerose facilitando o infarto e o AVC.

O ideal é dormir sempre no mesmo horário, em um ambiente calmo e tranquilo, em uma cama confortável e travesseiro baixo. Evite estímulos eletrônicos antes de dormir como smartphones, tablets, computadores e televisão.

​​Sabemos que a pressão alta é uma vilã do coração. Que medidas a pessoa deve tomar para cuidar do coração ?

Pressão alta é uma doença silenciosa que, às vezes, demora para ser diagnosticada. Precisamos orientar a todos um hábito alimentar com redução efetiva  do sal, realização de atividade física regular e - de extrema importância - manter o peso, tomar as medicações não só regularmente mas nos horários certos, de maneira individual (evitar usar com o amigo ou outro familiar só porque para eles está dando certo) e visitar o médico regularmente para evitar complicações.

​​O excesso de peso também é considerado vilão, assim como o diabetes, colesterol alto e hipertensão. Como reduzir o peso (sem medidas muito radicais)?

Nos dias de hoje o consumo excessivo de produtos industrializados, refrigerantes e alimentos tipo fast food entre outros, com alto teor de gorduras saturadas e sódio facilitam o ganho de peso e aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue (LDL).

Uma boa atitude para controle destes fatores é abusar do consumo de frutas e legumes deixando de lado carboidratos e frituras, promovendo uma dieta balanceada. Levar ao trabalho a comida de casa é uma excelente alternativa que devemos manter no dia a dia, para comer com qualidade, limitar o ganho e até perder peso.

​​No quesito peso, o que é preciso fazer?

Alimentação saudável significa alimentação controlada e sem excessos, isto é comer bem sem passar fome. Coma nos intervalos entres as refeições buscando realizar: um bom café da manhã, um lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia. Abuse nos intervalos da água que ajuda no metabolismo.

Devemos limitar o consumo  de frituras e carboidratos entre as principais refeições – lanchinhos. Se a fome tomar conta entre os intervalos coma frutas e alimentos de origem vegetal ricos em gorduras insaturadas, como sementes. Abuse da água e evite bebidas industrializadas com alto teor calórico e de sódio.  Recentemente uma pesquisa médica internacional causou controvérsia ao evidenciar menores taxas de doença cardiovasculares associadas ao consumo de gordura. A análise realizada leva erroneamente a pensar que comer torresmos, feijoada e bacon é receita de sobrevida. Efetivamente até o momento não há evidencias para aconselhar livremente este tipo de dieta.

​​Como é possível saber se tenho problemas cardiovasculares? Quais exames que devemos fazer ?

A solicitação de exames para saber se há ou não doença cardíaca deve ser realizada por um médico. Importante nesta consulta reconhecer os fatores de risco na história do paciente, assim como o estilo de vida, tempo de sono, sedentarismo ou não, uso de medicamentos antecedentes familiares entre outros. O médico também estará atento às queixas para poder direcionar a sua solicitação dos exames.​ 

​​É verdade que devemos evitar alimentos preparados com farinha branca, doces e alimentos gordurosos?

Cada vez mais se fala no efeito nocivo dos carboidratos para o metabolismo. A qualidade dos carboidratos varia de acordo com o fornecedor e o produto fabricado. Mas há cada vez mais restrições sim, ao seu consumo, podendo futuramente vir a ser parcialmente substituídos na dieta por alimentos produzidos com farinha integral.

​​Combater o estresse é uma forma de cuidar bem do coração?

O estresse acompanha todos no dia a dia e é difícil fugir dele. Uma alternativa é administrar problemas de acordo com as possibilidades. Gerenciar horários, contas para pagar, relações interpessoais. Muito do alívio dessa pressão do cotidiano e daquilo que nos afeta de forma excepcional é realizar atividades que nos ofereçam conforto e prazer, como hobbies e esportes, separando ao menos um período do dia para esta finalidade. Pode ser desde jantar todos juntos no final do dia, assistir​ a um bom​​ filme no sofá, ir à academia, namorar, ou ter uma longa conversa ao telefone que nos reconforte.

​​Por fim, que tal falarmos da importância dos check-ups regulares?

Realizar avaliação médica periódica com finalidade de prevenção é recomendada para detecção de possíveis doenças e início precoce do tratamento. Visite um cardiologista da sua confiança para que ele possa realizar uma acompanhamento a longo prazo, orientando, prevenindo e tratando eventuais doenças.​​

Artigo originalmente publicado em 2017 e atualizado em 2019.





​​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​

Leia Mais:

Dor no peito por mais de 20 minutos pode ser infarto

AVC: saiba como prevenir 

Manter hábitos saudáveis é o melhor caminho para combate à hipertensão

Por que devemos combater o sedentarismo?

O que é obesidade?

​​ Agendamento​

Veja mais