Logon
Blog

Linfoma de Hodgkin: concluir o tratamento é fundamental

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​​​​​

Enfrentar um diagnóstico de câncer não é fácil, ainda mais quando se é jovem e está cheio de vida. Alguns tipos da doença são mais comuns em adolescentes e adultos jovens. Esse é o caso do linfoma de Hodgkin, câncer​ do sistema linfático em que um dos sintomas é o aparecimento de linfonodos (ínguas). A doença incide, principalmente, em pessoas na faixa de 15 e 25 anos, de acordo com o Dr. Celso Massumoto, coordenador das Unidades de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital 9 de Julho​. 

​"O problema é que com duas sessões de quimioterapia, os linfonodos tendem a sumir. Com isso, muitos jovens abandonam o tratamento. No entanto, são indicadas cerca de 12 aplicações de quimioterapia para concluir o processo de maneira segura e eficaz", explica o médico. Estão no grupo de risco também pacientes entre 50 e 60 anos.

Segundo o especialista, a taxa de cura da doença é de 80% quando o diagnóstico é precoce e, o tratamento, seguido à risca. No entanto, pacientes que não têm sucesso com a quimioterapia podem recorrer ao Transplante de Medula Óssea como alternativa de tratamento. 

O Hospital 9 de Julho realizada o Transplante de Medula Óssea e possui duas Unidades exclusivas de Onco-Hematologia Adulta e Pediátrica para o tratamento de linfomas, leucemia mieloide aguda e crônica, leucemia infocítica aguda e crônica, Doença de Hodgkin, mieloma múltiplo e outras. 

​​Agendar Consulta​​


quarto tmo.jpg    

Artigo originalmente publicado em 2016 e atualizado em 2019.



LEIA MAIS:

​​ Agendamento​

Veja mais