Logon

Notícias

Programa de TMO do H9J é o único do mundo a ter certificação internacional de qualidade

27/05/2019

O H9J acaba de conquistar mais um título: o único hospital do mundo a ter o seu Programa de Cuidados Clínicos na área de Transplante de Medula Óssea (TMO) certificado pela Joint Commission International (JCI), maior instituição de qualidade em saúde do planeta.

Para obter a certificação pela JCI, no decorrer de um ano, o hospital deveria ter realizado 25 transplantes de medula óssea no mínimo. Em 2018 realizou 52 transplantes, quase um por semana.


"Isso mostra a competência do serviço de se organizar, com equipe interdisciplinar treinada, e oferecer um atendimento de excelência", comenta o Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista do H9J e coordenador do Programa de Cuidados Clínicos de TMO.





O que foi avaliado pela equipe da JCI?

A JCI avaliou os cuidados com o paciente submetido ao transplante de medula óssea, desde a sua admissão no hospital, até 100 dias após o transplante, pois é nesse período que acontece a maioria das complicações, principalmente infecções oportunistas.

"Chamamos de dia +100, lembrando que o dia zero é quando ocorre a infusão da medula óssea". diz

Quando o paciente de TMO chega no Pronto-Socorro, é rapidamente identificado e a sigla TMO fica registrada no sistema. Então, ainda no PS, é dirigido a um quarto especial com ar filtrado e, posteriormente, é encaminhado para a unidade de TMO, caso necessite ser internado. Com isso, evitam-se filas e, também, a exposição à contaminação por vírus respiratórios, principalmente.

O que significa ter a certificação pela JCI?

A certificação pela JCI é importante porque mostra que o Programa de Cuidados Clínicos de TMO do H9J envolve uma equipe interdisciplinar, cuja interação e interrelação entre os profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, enfermagem, dentistas etc. resulta na segurança do cuidado e na excelência do tratamento do paciente de TMO.

A conquista da certificação pela JCI vem sendo planejada há um bom tempo e envolve vários processos e protocolos de padronização do atendimento como, por exemplo, o serviço de nutrição, com oferecimento de alimentação especialmente desenhados para os pacientes. Na área de odontologia, a prevenção de mucosites, além da laserterapia e, assim, sucessivamente. "Para cada profissional envolvido, existe um protocolo de atendimento, chamado de POP (Procedimento Operacional Padrão)", diz.

Recertificação permanente 

Uma vez conquistada a certificação pela JCI, é preciso manter todos os procedimentos operacionais padrão em pleno funcionamento. Isso porque, dentro de 18 meses, novos indicadores serão enviados para a JCI e, em 3 anos, haverá uma reavaliação. "Se não se obtém os índices necessários, corre-se o risco de perder a certificação. Então, é muito importante que o hospital continue mantendo a qualidade e excelência no tratamento", finaliza.

  Agendamento



LEIA MAIS:

Unidades de Onco-Hematologia do H9J - conheça a estrutura

Como ser um doador de Medula Óssea

Leucemia 

Doença de Hodgkin

Você sabe o que é Transplante de Medula Óssea?

Ações de Humanização na TMO

Medula Óssea: perguntas e respostas

Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect