Como curtir a festa junina sem afetar a balança
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Como curtir a festa junina sem afetar a balança

15/06/2018

Pula a fogueira. Dança a quadrilha. É tempo de festa junina. Junto com toda a animação vem também a mesa farta de guloseimas. Mas para quem está tentando controlar o peso ou está seguindo um programa de reeducação alimentar, se comportar diante de tantas delícias parece algo impossível, não é mesmo?

Calma. A nutricionista do Centro do Controle do Peso do Hospital 9 de Julho, Érica Oliveira, vai ajudar você a celebrar esta festa com muita alegria e sem sofrimento.

"A ideia é a mesma para todas as celebrações. Comer o que realmente gosta e escolher alimentos e preparações que não temos com muita frequência. Mas lembre-se: não coma tudo de todos os alimentos", recomenda a especialista.

​​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.


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Preparamos uma lista de pratos típicos para você escolher a melhor opção:

pipoca.jpg​​Milho cozido X pipoca

O milho cozido e a pipoca estourada sem óleo são muito parecidas em termos calóricos. Mas neste caso, só vale para a pipoca natural, sem manteiga e sem óleo.


milho2.JPG​​Curau X canjica

Também possuem quantias parecidas em calorias. Mas a canjica tem mais fibras e proteína (do leite). Ambas usam açúcar em sua preparação. Fique de olho!


cachorroquente.JPG​​Cachorro quente X churrasco

O churrasco de cortes magros ganha como a opção mais saudável, pois tem apenas o acréscimo do sal grosso, além de ter muito mais proteína.  


paçoca.jpg​​Paçoca X doce de abóbora

Doce de abóbora é menos calórico e possui mais fibras. Porém, a paçoca tem mais proteína. Coma com moderação.


​​quentao.JPGQuentão X vinho quente

Os dois utilizam bebida alcoólica na preparação, mas após serem fervidos o álcool praticamente desaparece. Por isso, prefira vinho quente que reveratrol e frutas.


amendoim.jpg​​Pinhão X amendoim 

Escolha o pinhão, pois é menos calórico e tem fibras e carboidratos. O amendoim deve ser consumido com moderação. 

Benefícios nutricionais

Milho verde cozido, Pipoca, Pamonha, Curau, Canjica, Cuscuz e Pinhão: são alimentos ricos em carboidratos e fibras e auxiliam o intestino, além de dar energia.

Amendoim: É rico em energia proveniente da gordura, é fonte de fibras e proteínas vegetais. É ótima opção para os vegetarianos.

Batata-doce: É um carboidrato complexo, rico em fibras e minerais.

Vinho quente: Por conter vinho, contém resveratrol que pode diminuir chances de eventos cardiovasculares como infartos e AVCs.

Quentão: Contém gengibre que tem muitos benefícios comprovados como diminuição de enjoos, e algumas pesquisas apontam poder anti-inflamatórios.

Para a nutricionista do H9J, a regra para participar destas festas sem comprometer a balança é comer pouco das opções mais calóricas e consumir apenas o que realmente gosta.

E siga esta dica: "Coma bem o ano todo e pratique atividade física para que essas situações não influenciem tanto no seu peso e na sua saúde", afirma Érica.

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