Logon
Blog

Meditação é aliada na saúde física e mental

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

Você já reparou que quando ficamos nervosos, ansiosos ou tristes a primeira coisa que muda é o ritmo de nossa respiração? E você sabia que a respiração, que ocorre espontaneamente, é o único mecanismo do sistema nervoso que somos capazes de controlar?

Dra. Mariangela Occhiuso, médica geriatra do Hospital 9 de Julho, responsável pela Meditação e por Cuidados Paliativos, afirma: "A meditação é uma prática capaz de ensinar a pessoa a dominar a respiração. O controle mexe com nossos neurotransmissores. A meditação nos ajuda a ter tranquilidade para realizar as atividades do cotidiano e com a prática diária faz com que o cérebro 'ganhe músculo'. Por meio da meditação, acordamos áreas adormecidas do cérebro." 


Evidências

Há evidências de que meditar provoca efeitos benéficos no humor, na atenção, no sono e no sistema imunológico. "Para quem está em terapia contra o câncer, por exemplo, pode ajudar no alívio dos efeitos colaterais do tratamento, na aceitação da doença e na conquista da serenidade em um quadro de doença terminal", afirma Dra. Mariangela.

Por isso, o Hospital 9 de Julho, em seu Centro de Medicina Especializada (CME), criou o Centro de Medicina Integrativa que engloba várias atividades, entre elas, a meditação.

Como é a atividade?
Para proporcionar mais conforto aos pacientes, o H9J adotou a prática da meditação em cadeiras. Feita com base na respiração e na postura, tem por objetivo levar a pessoa que está meditando a perceber o próprio corpo. "Por isso, fazemos a meditação sentados, confortáveis e não em posição de lótus, possibilitando a todos participarem.", diz a médica.

Importante ressaltar que a meditação não substitui qualquer tratamento, mas se configura em um forte aliado no tratamento das doenças.

Benefícios

Tra​z serenidade.

Melhora consideravelmente a concentração.

Melhora casos de ansiedade e depressão.

Ajuda na auto-aceitação.

Favorece o autoconhecimento.

Previne quadros demenciais (como o Alzheimer, por exemplo).

Ajuda no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis

Se você ficou interessado, os encontros são às terças-feiras das 13h30 às 14h30, e o programa é mensal. 

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​


Leia mais: 

Estudos mostram benefícios da meditação 
Meditação ajuda pacientes com câncer


​​ Agendamento​

Veja mais