Logon

Medula Óssea: Perguntas e respostas

​​​​​

​​O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por "tutano". Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. on​t​eúdo​

​​A medula é igual à coluna espinha? 

Não, são diferentes. A ​medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos. Já a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.​​

​​
​​Quando é necessário o transplante? 

Em doenças do sangue, com leucemias origináruias das ​células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas). Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e vários tipos de tumores.​


​​Como é feita a doação?

A doação é feita por meio de um procedimento no centro cirúrgico, sob anestesia geral ou peridural, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas de 4 a 8 punções com agulhas nos ossos da bacia (cristas ilíacas), para que seja aspirada parte da medula.​

Há o método chamado coleta por aférese. Nesse caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.


​​Como é transplante no paciente? 

Depois de se submeter ​a um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Essa nova medula é rica em células chamadas progenitoras, que, uma vez na corrente sanguínea, circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem. Durante o período em que estas células ainda não são capazes de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente para manter as taxas dentro da normalidade, o paciente fica mais exposto a episódios infecciosos e hemorragias. Por isso, deve ser mantido internado no hospital, em regime de isolamento.


​​Há riscos para o doador?

Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento que necessita de anestesia. Por este motivo, o estado físico do doador é checado anteriormente e só é habilitado a realizar o procedimento de doação quem tem boas condições de saúde. Por volta de 15 dias, a sua medula óssea estará inteiramente recuperada.


​​O que é compatibilidade? 

Para realizar um transplante de medula é necessário que haja compatibilidade tecidual entre doador e receptor. No entanto, hoje existem tipos de transplantes que a compatibilidade não é necessária. Conheça os tipos:

No Autólogo, o paciente recebe a própria medula;

Alogênico doador compatível (parente ou não);

Haploidêntico de um doador parcialmente compatível 

Singênico de um gêmeo geneticamente idêntico.


​​É possível doar a medula mais de uma vez? 

Sim. A medula se recompõe em 15 ​dias e você pode realizar uma nova doação, sem nenhum prejuízo à sua saúde. Em geral, recomenda-se que uma segunda doação ocorra somente após seis meses da primeira e, de preferência, utilizando um método de coleta distinto. 



quarto tmo.jpg quarto tmo pediatrica.jpg entrada tmo.jpg

O Hospital 9 de Julho realiza o Transplante de Medula Óssea e possui duas Unidades exclusivas de Onco-Hematologia Adulta e Pediátrica para o tratamento de lifomas, leucemia mieloide aguda e crônica, leucemia infocítica aguda e crônica, Doença de Hodgkin, mieloma múltiplo e outras. 



Artigo originalmente publicado em 2017 e atualizado em 2019.


Agendamento


LEIA MAIS:

Unidades de Onco-Hematologia do H9J - conheça a estrutura

Como ser um doador de Medula Óssea

Leucemia 

Doença de Hodgkin

Você sabe o que é Transplante de Medula Óssea?

Ações de Humanização na TMO

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect