Você sabe o que é prolapso da válvula mitral?
Logon

Você sabe o que é prolapso da válvula mitral?

​​​​Para entender melhor essa patologia de nome complicado, é importante em primeiro lugar saber o que ela significa. A palavra prolapso é usada na medicina quando alguma estrutura está fora do lugar ou desalinhada. O prolapso da válvula mitral, portanto, é uma doença caracterizada pelo desalinhamento dessa válvula do coração, impedindo que ela cumpra seu papel: deixar passar o sangue na direção do ventrículo esquerdo e não permitir seu retorno ou refluxo ao átrio.

Também conhecido Síndrome de Barlow, o prolapso da válvula mitral é uma doença degenerativa levando a um espessamento dos tecidos que compõem as válvulas. Nos casos mais graves de prolapso, o paciente pode apresentar um refluxo de sangue importante para o átrio esquerdo que por sua vez poderá resultar em arritmias ou insuficiência cardíaca.

"Até alguns anos atrás, era muito comum que pacientes com qualquer sopro discreto na valva mitral ganhassem o diagnóstico de prolapso da válvula mitral. Porém em muitos casos tratava-se não de uma doença, mas de uma situação benigna sem necessidade de tratamento. Hoje em dia já há critérios mais precisos para fazer o diagnóstico correto dessa patologia", explica o cardiologista do Hospital 9 de Julho, Marcelo Paiva. Para identificar se o paciente tem essa patologia são necessárias avaliações clínicas e exames como a ecocardiografia. "O tratamento vai depender da evolução da doença e pode ir do medicamentoso à cirurgia de plástica valvular ou de colocação de prótese", explica Paiva.

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? Acesse nosso BLOG​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect