Ruídos ao abrir e fechar a boca podem ser sinal de ATM
Logon

Ruídos ao abrir e fechar a boca podem ser sinal de ATM

​​​​​A Disfunção da Articulação do Osso Temporal com a Mandíbula (ATM ou DTM) é a expressão usada para referir-se a problemas que atingem as articulações temporomandibulares. Movimentos mandibulares limitados e irregulares, dificuldade na abertura e na mastigação de alimentos fibrosos, presença de ruídos (como estalidos) quando o paciente abre e fecha a boca são alguns dos sintomas da ATM. "Nos estágios iniciais, a ATM não causa dores muito significativas. Elas vão surgir nos estágios mais avançados", explica o especialista em Dor Orofacial do Hospital 9 de Julho, Roberto Maciel.​ 

As lesões nos tecidos temporomandibulares são as principais causas de dores na ATM. Elas podem resultar traumas externos derivados de acidentes ou de atividades esportivas. "Procedimentos ou manobras clínicas como, por exemplo, cirurgias intrabucais, endodontia e intubação também podem provocar essas lesões, pois são situações nas quais o paciente precisa muitas vezes ficar por tempo prolongado com abertura máxima da boca", afirma o dentista. Outra causa frequente das dores na ATM é relacionada com problemas de desalinhamento das arcadas dentárias superior e inferior, dificultando seu "encaixe" correto e com isso podendo resultar em microtraumatismos prolongados. 

O principal sintoma que caracteriza as disfunções da ATM é a dor localizada e que se estende por uma determinada região da boca ou da face. "A Otalgia ou dor no ouvido é uma queixa muito frequente e que pode estar relacionada com a disfunção da ATM", afirma o dentista. 

Segundo ele, existem diversos métodos que podem ser utilizados para o diagnóstico da disfunção. "Todos eles devem começar com uma detalhada avaliação do profissional através de um questionário para conhecer o histórico do paciente. Em seguida podem ser pedidos exames de imagens e laboratoriais", afirma Maciel. Entre os exames de imagem solicitados incluem-se, conforme a necessidade de cada paciente, desde radiografias panorâmicas até avaliações mais sofisticadas como as tomografias computadorizadas e de ressonância magnética. 

Porém, ele ressalta que a utilização da técnica de Termometria (Imagem Infravermelha), utilizada no Hospital 9 de Julho, é um dos métodos mais modernos de diagnóstico da atualidade. "Ela é capaz de detectar inúmeras doenças, muitas vezes não detectadas por outros métodos, e de forma ainda mais precoce. É um exame totalmente não invasivo e sem nenhum contato físico. Além de não emitir nenhum tipo de radiação, é totalmente indolor. Portanto, pode ser empregado mesmo em crianças e gestantes, sem nenhum tipo de risco", diz Maciel. A Imagem Infravermelha é especialmente útil em pacientes com dor crônica que já sofreram outros tipos de exames ou múltiplos procedimentos dolorosos, e que, portanto mostram alguma resistência na realização de mais exames ou provas diagnósticas. 

O tratamento das Disfunções de ATM visa dois objetivos principais: o alívio da dor e a progressiva identificação e correção dos fatores envolvidos no desencadeamento dessa dor. "Em geral o tratamento prioriza procedimentos não invasivos como medicamentos, técnicas a base de laser e uso de placas oclusais, para permitir melhor fechamento das arcadas dentárias. Contudo, tratamentos que restaurem estruturas lesadas ou que modifiquem as relações biomecânicas maxilo-mandibulares podem ser necessários e envolvem técnicas cirúrgicas, protéticas e ortodônticas", explica o dentista.
Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect