Roncos e cansaço durante o dia podem ser apneia do sono
Logon

Roncos e cansaço durante o dia podem ser apneia do sono

​​​Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS)


A Apneia do Sono, como é mais conhecida, se caracteriza pela ocorrência de pausas respiratórias prolongadas durante o sono, geralmente causada por uma obstrução ao longo da via aérea. A doença pode se manifestar em pessoas de qualquer idade.

Quando uma criança tem apneia do sono, as consequências mais comuns são mau rendimento escolar e alterações no desenvolvimento craniofacial, como impacto sobre a arcada dentária. Já no caso de adultos, as implicações podem ser ainda mais sérias e envolver mau rendimento no trabalho, hipertensão arterial, depressão e ansiedade. O paciente também fica mais predisposto a sofrer infartos ou derrames. "A apneia não traz um risco iminente de morte por asfixia ou sufocamento como temem muitos pacientes. Ela provoca danos em médio e longo prazo", diz o otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho Paulo Saraceni Neto.

Entre os sintomas da enfermidade estão roncos altos, pausas respiratórias durante o sono e sonolência excessiva durante o dia. Quando o paciente é criança, o principal fator que causa a apneia costuma ser o aumento das amígdalas e da adenoide. Nos adultos, o excesso de tecido adiposo na região cervical provocado pela obesidade e alterações nasais são as causas mais comuns da obstrução.

Para o diagnóstico, além da avaliação clínica, é necessário realizar a polissonografia. Nesse exame, o paciente é monitorado por sensores durante uma noite, para avaliar seu padrão de sono.

O tratamento para a apneia depende do grau de avanço da doença e dos motivos que a estão causando. Pode ser indicado que o paciente durma fazendo uso de máscara (CPAP) conectada a um compressor de ar que provoca pressão positiva para forçar sua passagem através das vias aéreas superiores durante a noite. Em alguns casos é indicada cirurgia para remoção de obstáculos à respiração correta e correção de distúrbios anatômicos que dificultem a passagem de ar. No caso de pacientes obesos é recomendada a mudança de hábitos de vida, dieta e rotina de exercícios para perder peso, além de evitar dormir na posição de barriga para cima. 

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect