Postura e sedentarismo leva a problemas sérios na coluna
Logon

Postura e sedentarismo leva a problemas sérios na coluna

​​​​​​Problemas de postura, sedentarismo, obesidade, trabalhos físicos muito pesados e repetitivos, prática esportiva sem cuidados adequados: essas são algumas das causas que costumam levar a lesões ou ao surgimento de enfermidades na região da coluna. Quando isso acontece, é muito importante consultar um ortopedista para ter diagnóstico e tratamento adequados.

Entre os problemas mais comuns que atingem a coluna está a Lombalgia, caracterizada por dores na região lombar. Em alguns casos ela ocorre juntamente com dores do nervo ciático, irradiando-se para a região das nádegas, coxas, pernas ou pés. Pode provocar desde leve desconforto até incapacidade de deixar o corpo ereto e dificuldades para caminhar.

Em geral, a lombalgia é um quadro agudo: desaparece de forma relativamente rápida e é reversível com medidas simples, como repouso e uso de analgésicos. Mas fatores como o excesso de peso, o envelhecimento e a falta de preparo físico podem fazer com que os episódios de dores se tornem mais frequentes, podendo se tornar crônicos. "Por isso é muito importante manter uma rotina de atividades físicas, ter bons hábitos de alimentação e combater a obesidade. Essas são as melhores formas de prevenir as lombalgias", afirma o ortopedista do Hospital 9 de Julho Ricardo Nahas.

Não se pode esquecer que outro fator que leva às Lombalgias é a Osteoporose, quando não tratada adequadamente. O processo de descalcificação dos ossos, especialmente em pessoas sedentárias, pode levar a pequenos traumas ou fraturas que resultam de dores lombares de grande intensidade.

O tratamento da Lombalgia depende do diagnóstico de suas causas e das condições de saúde do paciente. Podem ser usados tanto métodos conservadores como administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e técnicas de reabilitação física. Em casos mais graves pode haver necessidade de cirurgias. 

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect