Mielodisplasia é doença do sangue que pode provocar anemia
Logon

Mielodisplasia é doença do sangue que pode provocar anemia

​​​​​​​​​​​Provocada por um distúrbio no funcionamento das células da medula óssea, a mielodisplasia é uma doença que provoca problemas como anemia, diminuição da imunidade (leucopenia) e dificuldades de coagulação do sangue (plaquetopenia). A enfermidade impede que as células hematopoéticas (células-tronco) produzam adequadamente glóbulos vermelhos,  glóbulos brancos e as plaquetas, elementos presentes no sangue.

"As causas da doença ainda não são bem determinadas, mas sabe-se que um fator de risco para o seu desenvolvimento é a exposição do paciente de forma prolongada a agentes tóxicos como radiação e benzeno. Ela se manifesta principalmente entre a população idosa", afirma a hematologista do Hospital 9 de Julho Fernanda de Oliveira Santos.

Segundo a médica, os principais sintomas da patologia são cansaço, fraqueza, sonolência excessiva, ocorrência frequente de infecções e surgimento de manchas pelo corpo. Para fazer o diagnóstico podem ser necessários exames como o hemograma, mielograma (que avalia o funcionamento da medula óssea), cariótipo (para analisar a quantidade e estrutura dos cromossomos) e biopsia da medula óssea. "Esses exames vão determinar se o paciente tem mielodisplasia ou outras doenças que também resultam em anemia, como a deficiência de ferro. Pelo diagnóstico é possível determinar também se a doença pode evoluir para uma leucemia", afirma Fernanda. As opções de tratamento vão depender das causas encontradas para a doença e podem incluir transfusão de sangue e quimioterapia.

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect