Mastigar mal os alimentos pode levar a doenças no estômago
Logon

Mastigar mal os alimentos pode levar a doenças no estômago

​​​​​​​​A correta mastigação dos alimentos é importantíssima para o bem estar e a qualidade de vida. Porém, muitas vezes essa função é prejudicada por diversos problemas, entre eles a perda de um ou mais dentes e a dificuldade de oclusão (fechamento) correto da arcada dentária.

"Quando a mastigação é dificultada, o paciente ao longo do tempo pode apresentar dor de estômago e contratura abdominal, já que o alimento que vai para o estômago não chega suficientemente triturado. Para digerir os alimentos, o estômago tem que liberar então substâncias ácidas em excesso", afirma o cirurgião bucomaxilofacial do Hospital 9 de Julho, Dr. Ronaldo Rodrigues de Freitas. 

A mastigação ineficiente leva a um menor aproveitamento dos nutrientes e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, aumentando também as chances de o paciente ganhar peso. "Além disso, quando faltam dentes, o paciente tende a mastigar de um lado só, o que sobrecarrega essa parte,  podendo levar a problemas de oclusão, desgastes e dificuldades na articulação", diz o médico. 

Para o tratamento é necessário consultar o dentista ou o cirurgião bucomaxilofacial, conforme o caso, para identificar as causas da mastigação incorreta. Ele pode ser feito por meio da colocação de implantes dentários, próteses ou outras técnicas de reabilitação oral.

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? Acesse nosso BLOG​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect