Logon

Lesão no menisco: dor nos joelhos é principal sintoma

Os meniscos são estruturas feitas de colágeno que têm o papel semelhante ao de um amortecedor nos joelhos e auxiliam na nutrição das cartilagens. Localizados entre os ossos  tíbia e fêmur, ajudam a evitar o atrito e distribuir melhor as pressões entre eles. Quando submetidos a cargas maiores do que sua capacidade, a torções ou movimentos bruscos, ou cargas repetitivas, os meniscos podem ser lesados ou se romper. Isso acontece muitas vezes com quem realiza trabalhos físicos pesados, dançarinos, ou com esportistas, como os jogadores de futebol e de tênis.

Os meniscos também sofrem com a ação do tempo: conforme a pessoa envelhece, pode se tornar mais propensa a ter degeneração dessas estruturas. O resultado desses problemas geralmente se traduz em dor e dificuldade de locomoção dos pacientes.

Quando os sintomas de dor nos joelhos aparecem ou há um trauma na região é necessário procurar um médico para fazer o diagnóstico do problema, geralmente feito por análise clínica e exame auxiliar de ressonância magnética. "Se constatada a lesão no menisco, uma das opções é o tratamento cirúrgico por artroscopia. Esse procedimento minimamente invasivo permite, de acordo com a situação, retirar a parte lesada do menisco ou realizar sua sutura", afirma o ortopedista e traumatologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Ricardo Augustus Barone. "No caso de pacientes idosos é preciso avaliar caso a caso se o melhor é realizar a cirurgia ou promover tratamento conservador por meio de fisioterapia e uso de analgésicos", diz.

Leia mais:

- Joelho torto

- Síndrome do ombro doloroso

- Inflamação dos tendões 


Agendamento

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect