Infecção no estômago e intestino pode ser causada por vírus
Logon

Infecção no estômago e intestino pode ser causada por vírus

Nesta época de férias, quando se come bastante fora de casa as infecções​ no estômago e no intestino delgado são comuns. Elas podem ser causadas por diversos tipos de vírus. Geralmente sua duração é curta e o paciente pode levar de um a três dias para se recuperar.

Os sintomas são variados e podem incluir cansaço, arrepios pelo corpo, falta de apetite, náusea, vômitos, além de dores no estômago, diarreia, febre baixa e dores musculares. Os vírus que causam as gastroenterites são transmitidos pelo contato direto com a pessoa infectada ou pelo compartilhamento de objetos como utensílios domésticos, toalhas, roupas, alimentos e água contaminada.

Quando entram em contato com o estômago e o intestino, os vírus provocam inflamações das mucosas, prejudicando o correto funcionamento desses órgãos.

Para o diagnóstico da enfermidade, além da avaliação clínica, são necessários exames laboratoriais. O tratamento deve ser feito com mudança temporária na dieta do paciente, que deverá consumir alimentos leves e ingerir líquidos para evitar a desidratação. Em alguns casos pode ser necessária administração de soro.

É importante, durante o quadro agudo da doença, evitar alimentos ácidos, como as frutas e sucos cítricos, e com cafeína. O consumo de leite também deve ser suspenso por alguns dias.

O meio mais eficaz de prevenir a doença é pela adoção de medidas de higiene. Isso inclui lavar sempre as mãos, além de evitar o contato e compartilhamento de objetos com pessoas infectadas. Frutas e verduras devem ser sempre muito bem higienizadas antes do consumo. A água deve ser potável.

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect