Fazer esforços repetitivos pode levar a LER
Logon

Fazer esforços repetitivos pode levar a LER

​​​Quando ficamos muito tempo realizando um mesmo trabalho não é raro que ocorram lesões em tendões, articulações dos ombros, joelhos, coluna, punhos e mãos. "As chances de problemas são ainda maiores quando a pessoa trabalha com má postura e mantém uma vida sedentária", afirma o fisioterapeuta do Hospital 9 de Julho, Emerson Lessa de Souza.

Tendinite, tenossinovite, bursite e síndrome do túnel do carpo, entre outras, estão entre as doenças que compõe o grupo de Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Esses problemas também recebem os nomes de  DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) ou AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho).

Dependendo do tipo de lesão, os sintomas podem incluir dor e inflamação nos membros superiores e nos dedos, formigamento, dificuldade de realizar alguns movimentos e alteração na temperatura ou na sensibilidade do local. "O diagnóstico é feito com avaliação clínica e com testes específicos. Exames de Raio-X, ultrassom e ressonância magnética auxiliam a verificar a extensão da lesão e definir o melhor tratamento", diz Souza.

Segundo ele, a principal recomendação aos pacientes com LER é a mudança imediata dos maus hábitos no trabalho e nas atividades diárias. Além disso, podem ser recomendadas sessões de fisioterapia com o objetivo de melhorar a postura, aumentar a força e a flexibilidade do corpo. "Isso auxilia tanto no tratamento da lesão instalada assim como na prevenção das doenças ocupacionais", explica o fisioterapeuta.

No Hospital 9 de Julho, um dos diferenciais no atendimento aos pacientes com LER é o Centro de Reabilitação, que conta com uma equipe multidisciplinar e variadas técnicas de fisioterapia, entre elas sessões de Reeducação de Postural Global (RPG).
Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect