Excesso de ácido úrico prejudica a saúde
Logon

Excesso de ácido úrico prejudica a saúde

​​​​​​O ácido úrico se forma em nosso organismo como resultado do metabolismo das purinas, que são tipos de proteínas encontradas em diversos alimentos. Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue. Porém há muitos fatores que podem fazer com que os níveis de ácido úrico se elevem, o que é prejudicial para a saúde.

A Hiperuricemia, ou taxa de ácido úrico elevada, é responsável pela formação de pequenos cristais de uma substância chamada urato de sódio. Com formado semelhante ao de agulhas, os cristais podem se acumular em diferentes locais do corpo, como nas articulações e nos rins. Isso facilita o desenvolvimento de doenças como Gota, Artrite, Insuficiência Renal Aguda ou Crônica e Cálculo Renal.

Distúrbios genéticos, alimentação inadequada, baixo consumo de líquidos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uso de alguns tipos de medicamentos podem elevar a taxa de ácido úrico.

O diagnóstico deve ser feito por exame de sangue e o tratamento vai depender das causas apontadas para a hiperuricemia. Entre as opções estão o uso de medicamentos e a mudança na dieta, evitando-se alimentos ricos em purinas como alguns tipos de carnes (vitela, bacon e miúdos) e peixes (anchova, mexilhão, bacalhau, sardinha e salmão, por exemplo). Também deve-se reduzir ou suspender o consumo de bebidas como cerveja e elevar a ingestão de água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico. Também auxiliam na sua redução o leite e seus derivados que, portanto, são recomendados para tratar a enfermidade.
Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect