Cirurgia para emagrecer vai além da estética
Logon

Cirurgia para emagrecer vai além da estética

​​​​​A Cirurgia Bariátrica reúne um conjunto de técnicas cirúrgicas e endoscópicas utilizadas para o tratamento da obesidade grave. A obesidade é uma doença crônica causada por múltiplos fatores. O seu tratamento depende, além de intervenções cirúrgicas, quando indicadas, do acompanhamento em longo prazo de uma equipe multiprofissional.

"Entende-se por obeso grave o indivíduo que apresenta uma elevada relação do seu peso em relação a sua altura. Isso significa um Índice de Massa Corpórea (IMC, definido pelo cálculo do peso dividido pela altura do indivíduo ao quadrado) acima de 40 kg por m². Para esses pacientes está indicada a cirurgia em casos em que não houve sucesso no tratamento clinico convencional", afirma o cirurgião do aparelho digestivo Denis Pajecki. 


Segundo ele, o procedimento também é recomendado para pacientes com IMC acima de 35 kg por m² e que apresentem doenças associadas como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono e dislipidemia (alterações das taxas de colesterol e triglicérides), entre outras. 

De um modo geral, as técnicas da cirurgia bariátrica envolvem a redução do tamanho do estômago associadas ou não a um desvio intestinal. "Todas as técnicas podem ser realizadas por acesso minimamente invasivo e com o auxílio de tecnologia robótica". Após a cirurgia o paciente passa por um período de readaptação alimentar que deve ser orientado e acompanhado por um nutricionista.​​

Leia também

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect