Câncer de mama mata 19 mil mulheres por ano
Logon

Câncer de mama mata 19 mil mulheres por ano

​​​​​​​​​​​​Tipo de câncer que mais afeta as mulheres, essa doença provoca a morte de cerca de 19 mil pacientes a cada ano no Brasil. "O câncer de mama costuma se manifestar com mais frequência entre os 50 e 60 anos e é provocado por uma mutação genética. Todas as mulheres acima dos 40 anos devem fazer exames anuais para prevenir a doença, já que quanto mais cedo for obtido o diagnóstico, melhores são as condições de tratamento e de recuperação", afirma o mastologista do Hospital 9 de Julho, Fabio Laginha.

Histórico familiar 

Segundo o mastologista, embora boa parte dos casos se manifeste em mulheres que não têm histórico familiar de câncer de mama, o fato de ter alguém na família com a doença inclui a paciente em um grupo de risco que deve ser acompanhado pelo mastologista com mais atenção. "Nesses casos, o controle anual por meio de exames como mamografia, ultrassom das mamas e ressonância magnética deve começar antes dos 40 anos", explica ele.


Sintomas

A realização dos exames de rotina é especialmente importante pelo fato de que nem sempre pacientes com câncer de mama apresentam sintomas. Quando eles surgem, podem ser por meio de alterações na pele das mamas, que pode ficar com aspecto semelhante à casca de laranja.  Outro sinal de alerta é quando há secreção no mamilo. Em alguns casos há nódulos palpáveis nas mamas ou nas axilas, acompanhados ou não por dor. 

Tratamento 

"O tratamento da doença geralmente é feito por meio de cirurgia e complementado com sessões de radioterapia ou quimioterapia. É importante frisar que o câncer de mama pode ter comportamento diferente em cada mulher. Por isso, nem sempre o tratamento é igual para todas", diz o Dr. Laginha. De acordo com ele, tão importante quanto o tratamento físico é o acompanhamento psicológico da paciente. "É importante procurar apoio psicológico para saber como conviver com a doença e com o tratamento", afirma ele.​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect