Câncer de garganta é mais comum em homens
Logon

Câncer de garganta é mais comum em homens

​​​​​Assim como o câncer de boca, o câncer da laringe também tem origem na mucosa de revestimento do órgão e é mais frequentes nos homens. O tabagismo é a causa principal desta doença, principalmente quando associado ao consumo excessivo de álcool.

Principais sintomas

Esse tipo de câncer se manifesta com sintomas como a alteração da voz de forma persistente e dolorosa. Dor de garganta,  rouquidão, dificuldade de engolir e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar, também estão entre os sintomas da doença. 

Como se faz o diagnóstico? 

O exame de biópsia poderá dar ao paciente a certeza de que se trata ou não de um câncer. Isso porque na região da laringe podem ocorrer diversos tipos de lesões que nem sempre são malignas. Há duas formas de fazer a biópsia. Uma delas é com uso de anestesia local e utilizando aparelhos chamados de endoscópios flexíveis que possuem um canal de biópsia. O segundo método é com anestesia geral e por meio de um procedimento conhecido como laringoscopia direta. Além de determinar se o paciente está com o câncer, a biópsia também vai mostrar a extensão da doença e com isso será possível determinar como será o tratamento.


Tratamento 

Geralmente, os pacientes respondem bem ao tratamento oncológico com quimioterapia e radioterapia. Mas, em alguns casos é necessária a realização de cirurgia, que pode ser realizada de forma endoscópica ou convencional, por meio da remoção do tumor da região afetada. A recuperação da cirurgia e o sucesso do tratamento oncológico exigem o comprometimento do paciente com as orientações passadas e o auxílio de toda a equipe multiprofissional que vai ajudá-lo nos processos de readaptação da fala e deglutição.​

É possível prevenir a doença?

Adotar hábitos saudáveis de vida, especialmente abolindo o cigarro e o excesso de álcool, é a melhor forma de prevenir a doença.  A consulta com um especialista no início dos sintomas promove o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura e diminuindo a ocorrência de sequelas.


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect