Angioplastia é mais que um exame
Logon

Angioplastia é mais que um exame

​​​​​A angioplastia é um dos procedimentos que visa a revascularização do coração, fazendo com que o fluxo sanguíneo se normalize quando há artérias entupidas. "Também chamada de Intervenção Coronária Percutânea, a angioplastia é um tratamento invasivo feito por meio da passagem de um cateter inserido no corpo pela perna ou pelo braço do paciente e direcionado até o coração", explica o hemodinamicista do Hospital 9 de Julho​, Marco Perin.

Esse cateter tem a função de desobstruir as áreas comprometidas e aumentar o volume de sangue direcionado ao coração. Um pequeno balão vai até a área da artéria que está obstruída, comprimindo a placa aterosclerótica contra a parede da artéria, facilitando a passagem do sangue.

Embora não seja caracterizada como uma cirurgia, por se tratar de um procedimento invasivo, a angioplastia demanda internação do paciente. O tempo total de realização do procedimento pode levar de 30 minutos a até duas horas.

"Em alguns casos, além da passagem do cateter é implantada também nas artérias uma prótese que recebe o nome de 'stent': trata-se de um pequeno tubo de metal usado para evitar que a artéria volte a se fechar. Alguns modelos de stents liberam medicações depois de colocados no corpo cujo objetivo também é evitar a reestenose dos vasos sanguíneos", explica o hemodinamicista João Batista de Freitas Guimarães. 

Agendamento

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect