Anemia provoca cansaço e fraqueza
Logon

Anemia provoca cansaço e fraqueza

​​​​​​Tipo de anemia mais frequente, a doença é provocada pela deficiência de ferro no organismo. O ferro é um nutriente importantíssimo que ajuda na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para as células do corpo. Qualquer pessoa em qualquer idade pode apresentar anemia ferropriva, patologia que possui causas diversas.

"A grande perda de sangue durante um acidente ou a presença de um tumor no intestino​, por exemplo, podem resultar em anemia ferropriva. Da mesma forma, uma dieta muito pobre em ferro leva à doença, assim como deficiências que a pessoa possa ter na absorção desse nutriente. Algumas doenças inflamatórias do intestino também são responsáveis pela carência de ferro", afirma a hematologista do Hospital 9 de Julho Fernanda de Oliveira Santos.

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro. Para o tratamento podem ser recomendadas dietas alimentares mais ricas em ferro, medicamentos e suplementos de ferro de uso oral ou, nos casos mais graves, aplicação de ferro por via endovenosa.

"É muito importante fazer o tratamento correto da doença, porque se ela não é controlada pode resultar em problemas no coração e até mesmo infarto​ causado pela insuficiência de oxigenação no músculo cardíaco", diz a médica. 
Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.
Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect