Alimentos funcionais: benefícios à saúde vão além do valor nutritivo
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Alimentos funcionais: benefícios à saúde vão além do valor nutritivo

​​​​​​A importância dos alimentos funcionais

​Quer reduzir o colesterol ruim? Coma peixes marinhos. Deseja reforçar seu sistema imunológico contra infecções? Adicione linhaça, nozes e amêndoas à sua dieta.

 "Alimentos como esses são chamados de funcionais porque oferecem benefícios à saúde que vão além do seu valor nutritivo, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras", afirma a nutricionista do Hospital 9 de Julho Telma Ranalli.

Mas, embora sejam muito bons, mesmo os funcionais devem ser consumidos com moderação, segundo ela. "Deve-se respeitar as recomendações diárias para atingir os efeitos benéficos", diz a nutricionista. Veja abaixo uma lista com exemplos de alimentos funcionais​ e suas propriedades.

 

CompostoAçãoAlimentos onde é encontrado
IsoflavonasAção estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncerSoja e derivados
Proteínas de sojaRedução dos níveis de colesterolSoja e derivados
Ácidos graxos ômega-3

Redução do LDL - colesterol; ação antiinflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e

da retina de recém nascidos

Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc
Ácido a - linolênicoEstimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatóriaÓleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas
CatequinasReduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológicoChá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto
LicopenoAntioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstataTomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia
Luteína e ZeaxantinaAntioxidantes; protegem contra degeneração macularFolhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina)
Indóis e IsotiocianatosIndutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mamaCouve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda
FlavonóidesAtividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidanteSoja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja

Fibras solúveis e

insolúveis

Reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca
Prebióticos - frutooligossacarídeos, inulinaAtivam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestinoExtraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon
Sulfetos alílicos (alilsulfetos)Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástricoAlho e cebola
LignanasInibição de tumores hormônio-dependentesLinhaça, noz moscada
TaninoAntioxidante, anti-séptico, vaso-constritorMaçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja
Estanóis e esteróis vegetaisReduzem risco de doenças cardiovascularesExtraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras
Probióticos - Bífidobacterias e LactobacilosFavorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólonLeites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

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