Essa especialidade médica se caracteriza pelo atendimento do médico não apenas a um paciente, mas também levando em consideração a sua família e comunidade onde ele vive. "Esse médico atende a um ou mais membros da família, sem necessariamente ter que atender a família toda. Mas ele é um médico que estará mais presente na vida do paciente e com isso conhecerá melhor o seu histórico", diz o geriatra e médico da família do Hospital 9 de Julho Marcelo Levites.
O médico da família é capacitado para avaliar queixas de patologias que afetem tanto o físico quanto o emocional dos pacientes. "Ele é o médico de referência do paciente, que vai atendê-lo independentemente do problema que ele esteja apresentando. Seu papel não é só realizar tratamentos, mas também agir na orientação para a adoção de melhores hábitos de vida e na prevenção de doenças", diz Levites.
Veja outros temas
Casa segura, idoso saudávelDicas de prevenção contra gripeGrupo ajuda cuidadores a lidar com Alzheimer Mal de Parkinson: diagnóstico precoce permite retardar progressão da doençaPor que fazer atividade física é importante?