Logon

Homeopatia

​Homeopatia é uma terapia criada há mais de 200 anos por um médico alemão, Samuel Hahnemann, que se baseou em um enunciado de Hipócrates (Pai da medicina), que diz: "Aquilo que provoca a doença onde ela não existe, também pode curar a doença onde ela existe", criando assim um dos pilares de sustentação da homeopatia que é a Lei da Semelhança – o semelhante cura o semelhante.

Os medicamentos homeopáticos são extraídos dos três reinos naturais: animal, vegetal e mineral, são ultra-diluídos e elaborados com uma técnica própria, seguindo normas rigorosas de fiscalização, e são apresentados em líquido e glóbulos, devendo ser preservados em locais secos e arejados, longe da luz e de campos magnéticos.

Apesar de chamada de medicina alternativa, a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida por vários países da Europa, América do Norte e Índia. No Brasil, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina há 34 anos, sendo ainda uma especialidade farmacêutica e médica-veterinária. Hoje a homeopatia está integrada na Política Nacional de Práticas Integrativas e Medicinas Complementares para o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus medicamentos podem ser encontrados em algumas farmácias do Estado.

​"A consulta homeopática segue o mesmo roteiro da consulta alopática, porém dando mais ênfase ao indivíduo do que à doença. Qualquer pessoa pode ser tratada com a homeopatia, desde crianças até idosos. Assim como a alopatia, a homeopatia trata quadros agudos e crônicos, e o tempo de tratamento, como em qualquer outra terapia, dependerá da resposta individual de cada paciente", afirma o médico homeopata Flavio Serpa Jr.

A restauração do equilíbrio é a finalidade da homeopatia, que significa promover a autorregulação do organismo. A autorregulação é um mecanismo que todo ser vivo apresenta para, por exemplo, manter a pressão arterial, a glicemia em níveis compatíveis com a vida. Em princípio não há restrição ao uso de medicamentos alopáticos. Com a restauração do equilíbrio, os medicamentos alopáticos poderão ser gradativamente reduzidos sempre de forma responsável e ética, objetivando sempre o bem estar do paciente.​​

Veja também

Rua Peixoto Gomide, 545 - Fone: (11) 3147-9999
Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01409-902
2017 © Todos os direitos reservados
Feito com pela Mult-Connect