Logon
Pacientes e Visitantes

Hemodinâmica: principais exames e para que serve

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde

​​Médico consultado: Dr. Adriano Caixeta - cardiologista 

​​Agendar Consulta​

A hemodinâmica é o setor do hospital que engloba diversas especialidades médicas que realizam procedimentos para o diagnóstico e/ou o tratamento de doenças que acometem o cérebro, o coração, os pulmões, a artéria aorta, o fígado, entre outros órgãos. 

De forma geral, é uma alternativa segura, eficaz e minimamente invasiva para o diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde. Além disso, reduz os riscos e o tempo de recuperação.  

A seguir, veja detalhes sobre as técnicas de hemodinâmica, quando são indicadas e vantagens dos procedimentos.  

 

 

O que é a hemodinâmica?  

 A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar problemas neurológicos, endovasculares e cardiológicos. É o caso de obstruções, aneurisma e trombose.  

As técnicas de hemodinâmica usam cateteres e analisam os vasos sanguíneos. Portanto, trata-se de um procedimento seguro e minimamente invasivo. 

 

Principais exames e procedimentos da hemodinâmica  

Entre os exames e procedimentos realizados pela hemodinâmica estão: 

Cateterismo: utiliza cateteres para identificar a presença de obstruções nas artérias do coração ou avaliar o funcionamento inadequado das válvulas cardíacas ou músculo cardíaco; 

  • Angioplastia: procedimento que atua nas obstruções das artérias do coração, das carótidas, dos vasos cerebrais ou periféricos, por meio da colocação de stents (malhas metálicas nas artérias); 
  • Implante de válvulas do coração; 
  • Drenagem percutânea: procedimento que envolve o uso de um cateter para drenar um abcesso ou uma coleção de líquido sob a orientação de imagem.  
  • Embolização: procedimento que atua no tratamento de aneurismas, como os cerebrais, e em casos de sangramentos internos (em órgãos como o cérebro, o estômago e os rins). Utiliza cateteres para chegar até o órgão a ser tratado e deposita materiais para redução da dilatação e/ou controle do sangramento. 
  • Arteriografia: procedimento que avalia o risco de entupimentos ou aneurismas nas carótidas, artérias cerebrais ou periféricas, assim como as veias. 

 

Doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas com o auxílio da hemodinâmica  

 A hemodinâmica realiza o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.  Entre elas, podemos mencionar: ​

  • Doença arterial coronariana: é uma condição que se desenvolve ao longo do tempo e ocorre quando as artérias se tornam obstruídas ou bloqueadas devido ao acúmulo de placas de gordura (aterosclerose). 
  • Nesses casos, a hemodinâmica avalia a presença e a gravidade de obstruções nas artérias coronárias. 
  • ​Infarto agudo do miocárdio: conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando o fornecimento de sangue de uma parte do músculo cardíaco é bloqueado.  
  • Por meio da angiografia coronariana é possível identificar o local e a extensão do bloqueio arterial, orientando sobre os melhores tratamentos, como a angioplastia. 
  • Insuficiência cardíaca: ocorre quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz para atender às necessidades do corpo.  
  • A hemodinâmica analisa o funcionamento do sistema circulatório e do coração. E também avalia o impacto da insuficiência cardíaca no sistema cardiovascular e orienta qual é o melhor tratamento.  
  • Valvulopatias: as doenças das válvulas cardíacas podem ser diagnosticadas por meio de técnicas hemodinâmicas. 
  • Doenças vasculares periféricas: a hemodinâmica avalia o fluxo sanguíneo dos vasos periféricos, diagnostica as obstruções e orienta as intervenções, como angioplastia periférica. 
  • Cardiomiopatias: trata-se de doenças que afetam o músculo cardíaco (miocárdio) e causam a disfunção cardíaca.  

 

A hemodinâmica avalia a função cardíaca e contribui com informações sobre a saúde do coração.  

 

Vantagens da hemodinâmica  

A hemodinâmica desempenha um papel fundamental na avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.  

Por meio dela, é possível obter informações em tempo real, orientar e indicar procedimentos e avaliar a resposta ao tratamento.  

As vantagens associadas ao uso da hemodinâmica incluem: 

  • Diagnóstico preciso e informações detalhadas sobre o sistema cardiovascular; 
  • Agilidade no tratamento, mesmo em doenças mais complexas.  
  • Avaliação da função cardíaca; 
  • Pode guiar procedimentos intervencionistas, como angioplastia coronariana e colocação de stents 
  • Monitora a resposta do paciente ao tratamento;  
  • Reduz o tempo de internação, o que diminui o risco de infecções e outras complicações.  
  • Contribui com o planejamento e execução de procedimentos cirúrgicos cardíacos. 

 

 

Hemodinâmica no Hospital Nove de Julho  

O Hospital Nove de Julho oferece atendimento em hemodinâmica com o auxílio de equipamentos de última geração.  

Conduzida por médicos e enfermeiros experientes, a hemodinâmica atende quadros de alta complexidade, inclusive os emergenciais, 24 horas ao dia durante todo o ano. 

Possui equipamentos modernos, como Artis zee floor e Artis Zeego, que aumentam a segurança e a  precisão. Além de oferecer uma menor dose de raio X e equipamentos complementares, como doppler, ultrassom intravascular e reserva de fluxo fracionado.  

Disponibiliza também equipamentos de hemodinâmica com braço robótico, o que permite deslocamento do aparelho para procedimentos híbridos, ou seja, para realização de cirurgia convencional associada a endovascular 

 ​

​​Agendar Consulta​